Tutorial - Configuração dos privilégios de acesso


Introdução

Muitas empresas possuem políticas de segurança quanto ao acesso de informações entre departamentos. O pessoal do departamento fiscal na maioria dos casos não tem acesso aos dados da folha de pagamento dos funcionários. Por outro lado, o setor de contabilidade pode apenas observar as informações da folha, porém não podem alterá-las.

Em escritórios de contabilidade que possuem várias empresas cadastradas em seu sistema, dependendo da sua forma de trabalho, cada operador trabalha com seu grupo de empresas. Assim cada um é responsável em realizar suas ações apenas com as empresas permitidas. Em alguns setores os colaboradores nem mesmo tem acesso ao sistema.

Essas regras de acesso podem ser configuradas no Rumo de acordo com a política da empresa. O sistema permite definir senha de acesso ao sistema por operador, cadastrar regras de acesso aos módulos do programa, definir permições de apenas leitura ou escrita, e liberação de determinadas empresas para acesso.

Cadastrando operadores e senhas

Inicialmente deverão ser cadastrados todos os usuários do sistema em Arquivos/Operadores. A vantagem de ter todo o pessoal cadastrado é que o Rumo grava todas as alterações, inclusões e exclusões realizadas por este operador em seu sistema de LOG. Assim é possível averiguar quem modificou determinado registro.

Definindo a senha

Após cadastrado o operador basta alterar seu registro e clicar em [Alterar Senha]. No campo "Senha Atual" deixe em branco, pois não existe até o momento cadastrado uma senha. Nos campos "Senha Nova" e "Redigite" informe uma senha com no máximo 19 caracteres, tanto letras como números.
Tela do programa
Image


Configurando privilégios de acesso

O rumo permite criar grupos de privilégios em Arquivos/Privilégios. Um grupo de privilégio permite configurar os módulos e empresas acessíveis. Cada grupo será configurado de acordo com a política de segurança da empresa. Após o cadastro dos privilégios, basta acessar o cadastro do operador e informar no campo Privilégios o grupo a qual ele pertence.

Atenção: Enquanto o operador não possuir um privilégio informado em seu cadastro, o mesmo terá liberdade para acessar todos os módulos e empresas do sistema.

Privilégio de acesso aos módulos do sistema

Na página "1-Módulos" é possível decidir três níveis de acesso por módulo: Negado, Somente Leitura, Acesso Total. Quando o módulo configurado para "Negado", não será possível abrir qualquer tela vinculada a este módulo. Na opção "Somente Leitura", é possível acessar a tela, porém não será permitido modificar os dados ou excluir algum registro. Por outro lado, no modo "Acesso Total" todas as opções estão permitidas.
Tela do programa
Image


Existem dois módulos principais do sistema: Administração e Segurança. O módulo "Administração" contempla o cadastro dos contadores, empresas, estabelecimentos e centros de custo. O módulo "Segurança" contempla o cadastro dos operadores, privilégios e configuração do sistema. Os demais módulos surgirão conforme contrato com a Priori Sistemas.

Atenção: Caso não houver um grupo de privilégios com "Acesso Total" no módulo "Segurança", ninguém poderá alterar a configuração de acesso, nem cadastrar novos operadores. Crie um grupo próprio que tenha acesso total a todos os módulos e um operador vinculado a este grupo.

Privilégio de acesso as empresas

Na página "2-Empresas" dos privilégios é possível selecionar a quais empresas os operadores vinculados a este grupo terão acesso. Enquanto não for selecionada nenhuma empresa, o operador terá acesso incondicional a todas elas. No momento que for selecionado uma, as demais empresas serão bloqueadas.
Tela do programa
Image


Observe que no superior da tela existe a opção "Tipo de acesso" que permite ao usuário optar entre Empresas Permitidas e Empresas Bloqueadas. O modo padrão do Rumo é o acesso as empresas selecionadas, ou seja as empresas que foram direcionadas para o bloco direito da tela, o que indica que as empresas do lado direito são as Empresas Permitidas e obviamente as da esquerda são as bloqueadas.
Exitem casos, no entanto, de usuários que preferem fazer da forma contrária, ou seja, sempre que uma nova empresa for cadastrada ela deverá estar liberada para todos e apenas a partir do momento em que o administrador passá-la para a direita ela deverá ser bloqueada. Caso o gerenciador opte por esta opção basta assinalar o tipo de acesso como Empresas Bloqueadas.

Conclusão

Cadastre todos os usuários do Rumo e informe uma senha de acesso. Assim seus dados estarão privados de qualquer pessoa sem permissão. Caso esquecer a senha ou tiver dúvidas na configuração dos privilégios, entre em contato com nosso suporte.